agorablog_retracaogengival

 

Existe uma gengiva delicada que contorna o dente chamada de gengiva marginal livre. Esta, mesmo em pacientes com saúde bucal satisfatória, pode “subir” e expor um pouco da raiz dentária gerando muita sensibilidade.
Mas por que isso acontece?
Uma das causas mais comuns é o excesso de força no ato da escovação associados a escova dental e o dentífrico abrasivo. Outro motivo importante de ser observado é o posicionamento dentário. O dente quando posiciona fora do alinhamento do arco bucal acaba sendo sobrecarregado com a mordida e a retração aparece pontualmente. Ou então problema pode estar na arcada do paciente, gerando má oclusão e afetando um grupo de dentes. Problemas periodontais também deslocam a gengiva marginal livre.
Importante ressaltar que o bom diagnóstico da causa e a orientação profissional são peças fundamentais para o tratamento da retração.
O fato de apenas restaurar a parte exposta do dente com resina composta não é tratamento. O dentista deve pesquisar com a ajuda do paciente pra saber a causa do problema, paralisar – ajustes oclusais, trocar a escova, mudar a técnica de escovação, indicar periodontista ou ortodontista dentre outros – e tratar de forma invasiva com restaurações e enxertos gengivais ou apenas dessensibilizar região.

 

Cada caso é individual e único. Para uma avaliação do seu caso, marque uma consulta conosco.

 

61 3233.5739 | 61 99118.1693

Ágora Odontologia

Centro Clínico Sudoeste, sala 216

 

Dra. Luana Ribeiro – Especialista em prótese dentária

 

Você pode gostar